sexta-feira, 5 de junho de 2009


esse é o mês das festas juninas...
muita festa,danças,comidas típicas e muito forró...êta mês animado


Apresentação da turma do 3º ano música Xote ecológico de Luíz Gonzaga...

a música fala sobre a poluição



Dia Mundial do Meio Ambiente

5 de junho



Mural da reciclagem

Reciclar é preciso e importante pra natureza...






quinta-feira, 4 de junho de 2009



atividades sobre meio ambiente

quarta-feira, 3 de junho de 2009

trabalhamos em equipe...

Evento importantíssimo de socialização da comunidade escolar.

Borboletas
símbolo da transformação...
Escola Municipal Prof ª Maria Madalena Xavier de Andrade












Incentivando a leitura e a escrita através dos Gêneros Textuais no 3º ano do Ensino Fundamental











Janilda Souza de Vasconcelos


















Natal-RN
Abril-2009
Justificativa


Baseado na nossa experiência de sala de aula e da necessidade de trabalhar a leitura e a escrita através dos diversos tipos de gêneros textuais,decidimos elaborar um projeto de incentivo a leitura e a escrita fazendo uso de textos de uso social dando importância a realidade na qual os alunos do 3º ano “A” do Ensino Fundamental da Escola Municipal Prof ª Maria Madalena Xavier de Andrade estão inseridos.

O referido projeto envolve todas as áreas de conhecimento porque há uma grande necessidade de alfabetizarmos esses alunos que estão na faixa etária de oito a dez anos.O projeto vai de encontro com o da escola cujo tema é “Dialogando com as diferentes linguagens”.

Diante desta realidade temos a certeza de que é um dever nosso e que está em nossas mãos a responsabilidade de propiciar e preparar os alunos através da leitura e da escrita,de conhecerem e fazerem uso das diferentes linguagens.


Objetivos


Geral:

O nosso objetivo principal é a valorização da linguagem oral e escrita dos textos de uso social que serão trabalhados durante o ano letivo de 2009, através dos diversos gêneros textuais.


Específicos:

Conhecer os gêneros textuais;
Identificar os tipos de textos e seus respectivos autores;
Desenvolver o gosto pela leitura e a prática da escrita;
Desenvolver a expressão oral de forma clara e lúdica;
Incentivar a produção de texto;
Utilizar todos os tipos de textos e gêneros textuais para desenvolver o processo de ensino - aprendizagem;










Conteúdos


Conceituais:

Língua portuguesa:

Gêneros textuais: História em quadrinho,texto informativo,texto instrucional,texto literário,biografia,letra de música,resenha,receita,tabela,fábula,poema,notícia.

Alfabeto

Produção de textos oral e escrita

Sinais de pontuação

Acentuação

Ortografia: (r,rr,s,ss,ç,lh,nh,ch,x,z,m antes de p ou b)

Gênero,número e grau do substantivo

Leitura de diferentes tipos de textos

Interpretação oral e escrita


Ciências:

Universo
Pontos cardeais
Dia e noite
O ar
A água
O solo
Lixo
Saneamento básico
Animais
Plantas
O nosso corpo
Alimentos
Higiene e saúde
Saúde e segurança
Meio ambiente(importância e preservação)
História e Geografia:

Família
Casa
Rua
Bairro
Escola
Município
Profissões
Indústria
O comércio
Meios de transporte
Trânsito
Meios de comunicação
Zona rural e urbana
Vegetação

Matemática:

Os números
Formas geométricas espaciais
Números de 0 a 1.000
Medidas de comprimento,tempo,capacidade e massa
Adição
Subtração
Multiplicação
Divisão
Formas geométricas planas
Simetria
O metro e o centímetro
Sistema monetário
Calendário
Problemas

Projetos da escola:
Meio ambiente
Folclore:”Cantos e encantos do Folclore brasileiro”
Mama África(cultura africana)

Procedimentais:

Aulas expositivas
Atividades diversificadas orais e escritas
Painel integrado
Apresentação dos gêneros textuais
Oficinas de leitura,desenhos e pinturas
Atividades com música e vídeo
Produção textual
Exposição
Trabalho em grupo e individuais
Recursos audiovisuais
Discussões sobre produções textuais

Atitudinais:

· Participação e interesse nas aulas
· Empenho nas atividades propostas
· Mudanças no comportamento a partir de postura cidadã para a preservação do meio ambiente
· Cooperação,respeito,compromisso e responsabilidade social
· Valorização do trabalho em grupo pelos alunos para a construção coletiva do conhecimento
· Curiosidade,investigação e desenvolvimento da capacidade para resolver problemas



Recursos materiais:

· Livros
· Revistas
· Jornais
· Dicionário
· Rótulos
· Caderno
· Atividades mimeografadas e xerocadas
· Quadro branco e lápis para quadro branco
· Jogos didáticos
· Papel ofício
· Cartolina
· Papel madeira
· Cola
· Tesoura
· Lápis grafite
· Coleção de madeira,cera e hidrocor
· E.V.A(emborrachado)
· Fita adesiva
· TNT
· Vídeos educativos
· Material de sucata
· Mapas
· Globo
· Câmera digital
· Aparelho de DVD
· Televisão
· Aparelho de som
· CD e DVD
· Retro projetor
· Internet


Culminância:

Mostra Cultural




Cronograma:


Fevereiro/Março/Abril:
História em quadrinhos,texto informativo,texto instrucional,texto literário
Maio/Junho:
Biografia,letra de música,resenha,texto informativo,história em quadrinhos e texto literário
Julho/Agosto/Setembro:
Receita,texto informativo,tabela,história em quadrinhos,texto literário,fábula e poema
Outubro/Novembro/Dezembro:
Texto informativo,notícia,poema,texto literário,história em quadrinhos e texto narrativo



Avaliação:

A avaliação será inicial,processual e final de acordo com os conteúdos conceituais,procedimentais e atitudinais trabalhados durante a implementação do projeto.Além da participação e empenho dos alunos nas atividades propostas,levando-os a uma ação reflexiva sobre a realidade na qual estão inseridos.




Bibliografia:


-Batituci,Graça.Melo,Clélia Márcia de A.Coleção a maneira lúdica de ensinar/Ensino Fundamental(2ª série)-vol.2-7ª ed.-Belo Horizonte:FAPI,2001.

-Brasil.Ministério da Educação e do Desporto.Secretaria de Educação Fundamental.Parâmetros Curriculares Nacionais.Brasília:MEC/SEF,1997.

-Cipriano,Lucia Helena Ribeiro.Wandresen,Maria Otília Leite.Coleção linhas & entrelinhas.Língua Portuguesa/Ensino Fundamental(2ª série)-2ª ed.-Curitiba:Positivo,2006.

-Garcia,Jacqueline.Dantas,Márcio.Coleção conhecer e crescer.Matemática/Ensino Fundamental(2ª série)-1ª ed.-São Paulo:Escala educacional,2005.

-Moreno,Jean Carlos.Fontoura Júnior,Antonio.Coleção vitória-régia.História/Ensino Fundamental(2ª série) -4ª ed.-São Paulo:IBEP,2005.

-Projeto Pitanguá:Geografia/Ensino Fundamental.(2ª série)-1ª ed.-São Paulo:Moderna,2005.

-Wolff,Janeth.Martins,Eduardo.Coleção redescobrir ciências.Ciências/Ensino Fundamental(2ª série)-1ª ed.-São Paulo,2005.

Música: Xote Ecológico (Luíz Gonzaga)

Não posso respirar
Não posso mais nadar
A terra está morrendo
Não dá mais pra plantar
Se plantar não nasce
Se nascer não dá
Até pinga da boa é difícil de encontrar (bis)2x

Cadê a flor que estava aqui?
Poluição comeu
E o peixe que é do mar?
Poluição comeu
E o verde onde é que está?
Poluição comeu
Nem o Chico Mendes sobreviveu (bis)2x


Que beleza natural do RN...Parque das Dunas(mata atlântica)Natal/RN











Vamos cuidar do nosso Planeta Terra.Precisamos ter consciência da preservação das árvores,do ar,da água que consumimos,do solo e de tudo que está ao nosso redor.Não há coisa mais prazeiroza do que ensinar a crianças sobre o Meio Ambiente e sua importância nas nossas vidas.
Pensem nisso!!!!!!!!!!!


Vamos preservar a natureza!!!!!
  • Meio Ambiente
  • oficina de formas geométricas espaciais

domingo, 31 de maio de 2009









Olá pessoal,sou profª da rede municipal de ensino da cidade de Natal/RN.Sou autora de um projeto sobre gêneros textuais no qual estou desenvolvendo neste ano letivo de 2009.Se vc for professor(a) ou interessado no tema aceito sugestões de trabalho para aperfeiçoar meu projeto.

Abraço a todos...

Boas vindas!!!!!!!!!

Olá pessoal,sou a professora Janilda...
Sejam bem vindos ao meu blog!!!
Sou educadora desde os 19 anos aqui em Natal mesmo.Iniciei a carreira como professora de educação infantil em 1999,em escolas particulares durante 4 anos.Em 2001 iniciei o curso de Pedagogia na Universidade Estadual Vale do Acaraú onde tive a oportunidade de crescer como profissional demonstrando capacidade de aplicar meus momentos de estudo e reflexão sobre minha prática.Foi uma experiência única onde tudo que aprendia na faculdade colocava em prática na minha sala de aula.Em seguida no final de 2003 ano em que concluí o curso de Pedagogia,passei no concurso que prestei para Professora da rede municipal de Natal e fui aprovada.Passei 4 anos de uma longa espera pela convocação.Mas Deus é fiel e em momento algum pensei em desistir.Com muita luta e fé fui convocada em janeiro de 2008 e nomeada professora da rede municipal.A cada dia tenho aprendido muito com meus alunos que maioria são crianças de periferia mas com uma energia e vontade de aprender incrível.Daí decidi fazer um projeto de gêneros textuais onde eu pudesse através dos diferentes tipos de textos de uso social e de acordo com a realidade da escola,trabalhar com meus alunos.
Sou apaixonada pelo meu trabalho na Educação e acredito que não sou a única.Em 2009 trabalhei meu projeto e obtive excelentes resultados no proceso ensino-aprendizagem dos meus alunos onde maioria já estão lendo e identificando os diferentes gêneros textuais.Olhem,encantem-se e deem sugestões ao meu projeto de Gêneros textuais.
Abraço a todos!!!!!!!