Escola Municipal Prof ª Maria Madalena Xavier de Andrade
Incentivando a leitura e a escrita através dos Gêneros Textuais no 3º ano do Ensino Fundamental
Janilda Souza de Vasconcelos
Natal-RN
Abril-2009
Justificativa
Baseado na nossa experiência de sala de aula e da necessidade de trabalhar a leitura e a escrita através dos diversos tipos de gêneros textuais,decidimos elaborar um projeto de incentivo a leitura e a escrita fazendo uso de textos de uso social dando importância a realidade na qual os alunos do 3º ano “A” do Ensino Fundamental da Escola Municipal Prof ª Maria Madalena Xavier de Andrade estão inseridos.
O referido projeto envolve todas as áreas de conhecimento porque há uma grande necessidade de alfabetizarmos esses alunos que estão na faixa etária de oito a dez anos.O projeto vai de encontro com o da escola cujo tema é “Dialogando com as diferentes linguagens”.
Diante desta realidade temos a certeza de que é um dever nosso e que está em nossas mãos a responsabilidade de propiciar e preparar os alunos através da leitura e da escrita,de conhecerem e fazerem uso das diferentes linguagens.
Objetivos
Geral:
O nosso objetivo principal é a valorização da linguagem oral e escrita dos textos de uso social que serão trabalhados durante o ano letivo de 2009, através dos diversos gêneros textuais.
Específicos:
Conhecer os gêneros textuais;
Identificar os tipos de textos e seus respectivos autores;
Desenvolver o gosto pela leitura e a prática da escrita;
Desenvolver a expressão oral de forma clara e lúdica;
Incentivar a produção de texto;
Utilizar todos os tipos de textos e gêneros textuais para desenvolver o processo de ensino - aprendizagem;
Conteúdos
Conceituais:
Língua portuguesa:
Gêneros textuais: História em quadrinho,texto informativo,texto instrucional,texto literário,biografia,letra de música,resenha,receita,tabela,fábula,poema,notícia.
Alfabeto
Produção de textos oral e escrita
Sinais de pontuação
Acentuação
Ortografia: (r,rr,s,ss,ç,lh,nh,ch,x,z,m antes de p ou b)
Gênero,número e grau do substantivo
Leitura de diferentes tipos de textos
Interpretação oral e escrita
Ciências:
Universo
Pontos cardeais
Dia e noite
O ar
A água
O solo
Lixo
Saneamento básico
Animais
Plantas
O nosso corpo
Alimentos
Higiene e saúde
Saúde e segurança
Meio ambiente(importância e preservação)
História e Geografia:
Família
Casa
Rua
Bairro
Escola
Município
Profissões
Indústria
O comércio
Meios de transporte
Trânsito
Meios de comunicação
Zona rural e urbana
Vegetação
Matemática:
Os números
Formas geométricas espaciais
Números de 0 a 1.000
Medidas de comprimento,tempo,capacidade e massa
Adição
Subtração
Multiplicação
Divisão
Formas geométricas planas
Simetria
O metro e o centímetro
Sistema monetário
Calendário
Problemas
Projetos da escola:
Meio ambiente
Folclore:”Cantos e encantos do Folclore brasileiro”
Mama África(cultura africana)
Procedimentais:
Aulas expositivas
Atividades diversificadas orais e escritas
Painel integrado
Apresentação dos gêneros textuais
Oficinas de leitura,desenhos e pinturas
Atividades com música e vídeo
Produção textual
Exposição
Trabalho em grupo e individuais
Recursos audiovisuais
Discussões sobre produções textuais
Atitudinais:
· Participação e interesse nas aulas
· Empenho nas atividades propostas
· Mudanças no comportamento a partir de postura cidadã para a preservação do meio ambiente
· Cooperação,respeito,compromisso e responsabilidade social
· Valorização do trabalho em grupo pelos alunos para a construção coletiva do conhecimento
· Curiosidade,investigação e desenvolvimento da capacidade para resolver problemas
Recursos materiais:
· Livros
· Revistas
· Jornais
· Dicionário
· Rótulos
· Caderno
· Atividades mimeografadas e xerocadas
· Quadro branco e lápis para quadro branco
· Jogos didáticos
· Papel ofício
· Cartolina
· Papel madeira
· Cola
· Tesoura
· Lápis grafite
· Coleção de madeira,cera e hidrocor
· E.V.A(emborrachado)
· Fita adesiva
· TNT
· Vídeos educativos
· Material de sucata
· Mapas
· Globo
· Câmera digital
· Aparelho de DVD
· Televisão
· Aparelho de som
· CD e DVD
· Retro projetor
· Internet
Culminância:
Mostra Cultural
Cronograma:
Fevereiro/Março/Abril:
História em quadrinhos,texto informativo,texto instrucional,texto literário
Maio/Junho:
Biografia,letra de música,resenha,texto informativo,história em quadrinhos e texto literário
Julho/Agosto/Setembro:
Receita,texto informativo,tabela,história em quadrinhos,texto literário,fábula e poema
Outubro/Novembro/Dezembro:
Texto informativo,notícia,poema,texto literário,história em quadrinhos e texto narrativo
Avaliação:
A avaliação será inicial,processual e final de acordo com os conteúdos conceituais,procedimentais e atitudinais trabalhados durante a implementação do projeto.Além da participação e empenho dos alunos nas atividades propostas,levando-os a uma ação reflexiva sobre a realidade na qual estão inseridos.
Bibliografia:
-Batituci,Graça.Melo,Clélia Márcia de A.Coleção a maneira lúdica de ensinar/Ensino Fundamental(2ª série)-vol.2-7ª ed.-Belo Horizonte:FAPI,2001.
-Brasil.Ministério da Educação e do Desporto.Secretaria de Educação Fundamental.Parâmetros Curriculares Nacionais.Brasília:MEC/SEF,1997.
-Cipriano,Lucia Helena Ribeiro.Wandresen,Maria Otília Leite.Coleção linhas & entrelinhas.Língua Portuguesa/Ensino Fundamental(2ª série)-2ª ed.-Curitiba:Positivo,2006.
-Garcia,Jacqueline.Dantas,Márcio.Coleção conhecer e crescer.Matemática/Ensino Fundamental(2ª série)-1ª ed.-São Paulo:Escala educacional,2005.
-Moreno,Jean Carlos.Fontoura Júnior,Antonio.Coleção vitória-régia.História/Ensino Fundamental(2ª série) -4ª ed.-São Paulo:IBEP,2005.
-Projeto Pitanguá:Geografia/Ensino Fundamental.(2ª série)-1ª ed.-São Paulo:Moderna,2005.
-Wolff,Janeth.Martins,Eduardo.Coleção redescobrir ciências.Ciências/Ensino Fundamental(2ª série)-1ª ed.-São Paulo,2005.