quarta-feira, 3 de junho de 2009

Escola Municipal Prof ª Maria Madalena Xavier de Andrade












Incentivando a leitura e a escrita através dos Gêneros Textuais no 3º ano do Ensino Fundamental











Janilda Souza de Vasconcelos


















Natal-RN
Abril-2009
Justificativa


Baseado na nossa experiência de sala de aula e da necessidade de trabalhar a leitura e a escrita através dos diversos tipos de gêneros textuais,decidimos elaborar um projeto de incentivo a leitura e a escrita fazendo uso de textos de uso social dando importância a realidade na qual os alunos do 3º ano “A” do Ensino Fundamental da Escola Municipal Prof ª Maria Madalena Xavier de Andrade estão inseridos.

O referido projeto envolve todas as áreas de conhecimento porque há uma grande necessidade de alfabetizarmos esses alunos que estão na faixa etária de oito a dez anos.O projeto vai de encontro com o da escola cujo tema é “Dialogando com as diferentes linguagens”.

Diante desta realidade temos a certeza de que é um dever nosso e que está em nossas mãos a responsabilidade de propiciar e preparar os alunos através da leitura e da escrita,de conhecerem e fazerem uso das diferentes linguagens.


Objetivos


Geral:

O nosso objetivo principal é a valorização da linguagem oral e escrita dos textos de uso social que serão trabalhados durante o ano letivo de 2009, através dos diversos gêneros textuais.


Específicos:

Conhecer os gêneros textuais;
Identificar os tipos de textos e seus respectivos autores;
Desenvolver o gosto pela leitura e a prática da escrita;
Desenvolver a expressão oral de forma clara e lúdica;
Incentivar a produção de texto;
Utilizar todos os tipos de textos e gêneros textuais para desenvolver o processo de ensino - aprendizagem;










Conteúdos


Conceituais:

Língua portuguesa:

Gêneros textuais: História em quadrinho,texto informativo,texto instrucional,texto literário,biografia,letra de música,resenha,receita,tabela,fábula,poema,notícia.

Alfabeto

Produção de textos oral e escrita

Sinais de pontuação

Acentuação

Ortografia: (r,rr,s,ss,ç,lh,nh,ch,x,z,m antes de p ou b)

Gênero,número e grau do substantivo

Leitura de diferentes tipos de textos

Interpretação oral e escrita


Ciências:

Universo
Pontos cardeais
Dia e noite
O ar
A água
O solo
Lixo
Saneamento básico
Animais
Plantas
O nosso corpo
Alimentos
Higiene e saúde
Saúde e segurança
Meio ambiente(importância e preservação)
História e Geografia:

Família
Casa
Rua
Bairro
Escola
Município
Profissões
Indústria
O comércio
Meios de transporte
Trânsito
Meios de comunicação
Zona rural e urbana
Vegetação

Matemática:

Os números
Formas geométricas espaciais
Números de 0 a 1.000
Medidas de comprimento,tempo,capacidade e massa
Adição
Subtração
Multiplicação
Divisão
Formas geométricas planas
Simetria
O metro e o centímetro
Sistema monetário
Calendário
Problemas

Projetos da escola:
Meio ambiente
Folclore:”Cantos e encantos do Folclore brasileiro”
Mama África(cultura africana)

Procedimentais:

Aulas expositivas
Atividades diversificadas orais e escritas
Painel integrado
Apresentação dos gêneros textuais
Oficinas de leitura,desenhos e pinturas
Atividades com música e vídeo
Produção textual
Exposição
Trabalho em grupo e individuais
Recursos audiovisuais
Discussões sobre produções textuais

Atitudinais:

· Participação e interesse nas aulas
· Empenho nas atividades propostas
· Mudanças no comportamento a partir de postura cidadã para a preservação do meio ambiente
· Cooperação,respeito,compromisso e responsabilidade social
· Valorização do trabalho em grupo pelos alunos para a construção coletiva do conhecimento
· Curiosidade,investigação e desenvolvimento da capacidade para resolver problemas



Recursos materiais:

· Livros
· Revistas
· Jornais
· Dicionário
· Rótulos
· Caderno
· Atividades mimeografadas e xerocadas
· Quadro branco e lápis para quadro branco
· Jogos didáticos
· Papel ofício
· Cartolina
· Papel madeira
· Cola
· Tesoura
· Lápis grafite
· Coleção de madeira,cera e hidrocor
· E.V.A(emborrachado)
· Fita adesiva
· TNT
· Vídeos educativos
· Material de sucata
· Mapas
· Globo
· Câmera digital
· Aparelho de DVD
· Televisão
· Aparelho de som
· CD e DVD
· Retro projetor
· Internet


Culminância:

Mostra Cultural




Cronograma:


Fevereiro/Março/Abril:
História em quadrinhos,texto informativo,texto instrucional,texto literário
Maio/Junho:
Biografia,letra de música,resenha,texto informativo,história em quadrinhos e texto literário
Julho/Agosto/Setembro:
Receita,texto informativo,tabela,história em quadrinhos,texto literário,fábula e poema
Outubro/Novembro/Dezembro:
Texto informativo,notícia,poema,texto literário,história em quadrinhos e texto narrativo



Avaliação:

A avaliação será inicial,processual e final de acordo com os conteúdos conceituais,procedimentais e atitudinais trabalhados durante a implementação do projeto.Além da participação e empenho dos alunos nas atividades propostas,levando-os a uma ação reflexiva sobre a realidade na qual estão inseridos.




Bibliografia:


-Batituci,Graça.Melo,Clélia Márcia de A.Coleção a maneira lúdica de ensinar/Ensino Fundamental(2ª série)-vol.2-7ª ed.-Belo Horizonte:FAPI,2001.

-Brasil.Ministério da Educação e do Desporto.Secretaria de Educação Fundamental.Parâmetros Curriculares Nacionais.Brasília:MEC/SEF,1997.

-Cipriano,Lucia Helena Ribeiro.Wandresen,Maria Otília Leite.Coleção linhas & entrelinhas.Língua Portuguesa/Ensino Fundamental(2ª série)-2ª ed.-Curitiba:Positivo,2006.

-Garcia,Jacqueline.Dantas,Márcio.Coleção conhecer e crescer.Matemática/Ensino Fundamental(2ª série)-1ª ed.-São Paulo:Escala educacional,2005.

-Moreno,Jean Carlos.Fontoura Júnior,Antonio.Coleção vitória-régia.História/Ensino Fundamental(2ª série) -4ª ed.-São Paulo:IBEP,2005.

-Projeto Pitanguá:Geografia/Ensino Fundamental.(2ª série)-1ª ed.-São Paulo:Moderna,2005.

-Wolff,Janeth.Martins,Eduardo.Coleção redescobrir ciências.Ciências/Ensino Fundamental(2ª série)-1ª ed.-São Paulo,2005.

2 comentários:

  1. SEU PROJETO ESTAR EXCELENTE, DA PARA TER BONS RESULTADOS AO APLICA-LO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniela,obrigada pelo elogio ao meu projeto.Com certeza obtive bons resultados na aplicação do projeto.
      Um abraço,Janilda.

      Excluir

Boas vindas!!!!!!!!!

Olá pessoal,sou a professora Janilda...
Sejam bem vindos ao meu blog!!!
Sou educadora desde os 19 anos aqui em Natal mesmo.Iniciei a carreira como professora de educação infantil em 1999,em escolas particulares durante 4 anos.Em 2001 iniciei o curso de Pedagogia na Universidade Estadual Vale do Acaraú onde tive a oportunidade de crescer como profissional demonstrando capacidade de aplicar meus momentos de estudo e reflexão sobre minha prática.Foi uma experiência única onde tudo que aprendia na faculdade colocava em prática na minha sala de aula.Em seguida no final de 2003 ano em que concluí o curso de Pedagogia,passei no concurso que prestei para Professora da rede municipal de Natal e fui aprovada.Passei 4 anos de uma longa espera pela convocação.Mas Deus é fiel e em momento algum pensei em desistir.Com muita luta e fé fui convocada em janeiro de 2008 e nomeada professora da rede municipal.A cada dia tenho aprendido muito com meus alunos que maioria são crianças de periferia mas com uma energia e vontade de aprender incrível.Daí decidi fazer um projeto de gêneros textuais onde eu pudesse através dos diferentes tipos de textos de uso social e de acordo com a realidade da escola,trabalhar com meus alunos.
Sou apaixonada pelo meu trabalho na Educação e acredito que não sou a única.Em 2009 trabalhei meu projeto e obtive excelentes resultados no proceso ensino-aprendizagem dos meus alunos onde maioria já estão lendo e identificando os diferentes gêneros textuais.Olhem,encantem-se e deem sugestões ao meu projeto de Gêneros textuais.
Abraço a todos!!!!!!!